sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pindas Chinesas




Pouco se sabem sobre as pindas, ainda não encontramos uma bibliografia que nos fala sobre essa técnica milenar, que nos foi legada, e que no decorrer do tempo foi esquecida. Hoje em dia é moda falar das pindas chinesas, mas a maioria das pessoas ainda não sabem como manuseá-la.
Na verdade não existe apenas as pindas chinesas, existem outros tipo de pindas que foram resgatadas principalmente pela medicina Ayurveda. Falaremos um pouco de cada uma delas e principalmente das pindas chinesas.
Pindas chinesas
São saquinhos de linho, que no seu interior contém ervas aromáticas e sal marinho.
Quais são as ervas aromáticas que existem dento das pindas chinesas?
Lavanda: erva medicinal para acalmar pessoas estressadas, no emocional trabalha a insônia e estados nervosos, é altamente hidratante, atua como cicatrizante e regenerado celular.
Camomila: erva medicinal que trabalha principalmente dores musculares, queimadura, ajuda a regular o aparelho digestivo, trabalha a impulsividade, é calmante e principalmente poucas pessoas sabem, mas a camomila é altamente bactericida.
Jasmim: esta erva tem como um dos seus maiores benefícios trabalhar a ronquidão peitoral, principalmente pessoas gripadas ou com bronquite, auxilia nas dores do parto, alivia cólicas, no emocional podemos trabalhar depressão, nervosismo e perturbações.
Flor de laranjeira: também conhecido como néroli, tem como sua principal função desintoxicação, diarréia e cãibras, no emocional trabalhamos a depressão, apatia, fobia, estresse, medo e tenção. Dentro da estética podemos contar com os óleos essenciais cítricos que nos ajudam muito na desintoxicação, queima de gordura localizada e nos auxilia na prevenção de celulite.
Capim Limão: Erva medicinal que é muito utilizada para enxaqueca, é relaxante, trabalha pessoas que tem dificuldade de concentração, esgotamento mental.
Canela: anti-séptico, artrite, reumatismo, tônico cardíaco, e trabalha a circulação do sangue no corpo, é estimulante mental e antidepressivo.
Alecrim: dores de cabeça, dores musculares, cansaço mental, ótimo para trabalhar dermatite seborréica.
Artemísia: erva medicinal que tem o poder de aliviar cólicas menstruais e dores abdominais.
Eucalipto: Trabalha principalmente o sistema respiratório, é anti-séptico, estimula a concentração, limpa a mente e conseguimos fazer trabalhos relacionados com a obesidade.
Sal marinho: é indicado principalmente para tratamentos de flacidez e celulite na estética, fazendo a talassoterapia. No caso das pindas utilizamos pelo fato do sal ser um elemento condutor de calor para aliviar does musculares, fadiga para recuperarmos a vitalidade da pessoa em tratamento.
Essas são as principais ervas que contém dentro de uma pinda chinesa, essa terapia constitui uma forma saudável e natural para equilibrarmos o sistema respiratório, mas não poderemos esquecer do relaxamento profundo que nos proporciona.
Como se trata de uma terapia que lida com o calor, não poderemos esquecer de falar sobre um dos seus principais objetivos:
Fortificar o Yang enfraquecido – pessoas desanimadas, deprimidas, gripadas, com renite, bronquite, são pessoas que estão em desequilíbrio, na verdade o Yin esta prevalecendo e a tornando mais úmida, por esse motivo as pindas chinesas tem um trabalho maravilho, para fortificar o Yang enfraquecido, expelir o frio e a umidade e aumentar a energia defensiva.
Como todas as outras terapias também temos contra indicações:Cistite na fase aguda, gravidez, infecções agudas, ferimentos na pele e câncer.

Pindas Chinesas X Estresse
O estresse e a tenção tem efeitos acumulativos no organismo humano e podem provocar mais problemas de que se imagina. O desequilíbrio energético evolui de forma gradativa, e isso não é nada bom. O primeiro reflexo é o cansaço mental e físico, depois surgem sutilmente dores no corpo todo.
O ponto de tensão do paciente determina o local da dor, as regiões mais problemáticas são os ombros (cervical) pescoço, tórax e lombar. Nessas áreas podem até aparecer nódulos, resultado de energia bloqueada.As pindas chinesas vem para nos auxiliar, traz o alívio das dores musculares, relaxamento profundo e diminuição do estresse.
É importante ressaltar que como a tensão e a ansiedade acentuam o ritmo respiratório, aumentam também a produção de radicais livres, contribuindo para o envelhecimento precoce, ou seja, o surgimento de rugas, a flacidez e a falta de tônus da pele.

Muita luz para todas...
Com muito carinho...
Luciana Marques
                                                 (http://www.belezain.com.br/terapias/pindaschinesas.asp)

Nenhum comentário: